(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia elege novo presidente da federação de atletismo


postado em 16/01/2016 18:07

Dmitri Chliakhtin foi eleito neste sábado na unanimidade presidente da Federação Russa de Atletismo (Araf), com a missão de impedir que o país fique fora das provas da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 por causa do doping.

O dirigente de 48 anos conta com o apoio do ministro dos esportes da Rússia, Vitali Mutko, que avisou antes da votação que Chliakhtin só permanecerá no cargo até setembro ou outubro, até que outras eleições sejam organizadas.

O atletismo russo foi banido de todas as competições pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), seguindo as recomendações da comissão de investigação da Agência Mundial Antidoping (Wada), que revelou o escândalo.

Os atletas do país só poderão voltar a competir caso o país realize esforços significativos para acabar com o esquema de "doping organizado" denunciado pela Wada.

"Durante esse período difícil para o atletismo russo, minha tarefa é simples: restabelecer a confiança com a Wada e a IAAF e dar aos nossos atletas a chance de participar das competições internacionais. Temos que resolver esses problemas rapidamente", disse Chliakhtine depois de ser eleito.

Pouco conhecido do grande público na Rússia, o novo presidente da Araf vinha exercendo a função ministro dos Esportes da região de Samara nos últimos três anos.

Antes disso, Chliakhtine era o presidente do CSKA Moscou, com mandato de sucesso que levou Mutko a considerá-lo o "candidato ideal" para reerguer o atletismo do país.

"A situação é crítica, mas vamos ajudá-lo", explicou o ministro dos Esportes da Rússia à agência R-Sport.

Chliakhtin não teve concorrentes na eleição, já que contou com a desistência de Mikhaïl Butov, presidente interino, e do ex-campeão europeu de salto em altura Alexander Shustov.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)