(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'O Regresso' e Golzález Iñárritu lideram a disputa pelo Oscar


postado em 14/01/2016 17:16

O diretor mexicano Alejandro González Iñárritu liderou, pelo segundo ano consecutivo, a corrida pelo Oscar, desta vez com o western "O Regresso", que recebeu 12 indicações nesta quinta-feira.

O filme, protagonizado pelo também indicado Leonardo DiCaprio, disputará o Oscar de Melhor Filme com "A Grande Aposta", "Ponte dos Espiões", "Brooklyn", "Mad Max: Estrada da Fúria", "Perdido em Marte", "O Quarto de Jack" e "Spotlight - Segredos Revelados".

"Mad Max: Estrada da Fúria", surpreendeu ao se tornar o segundo filme mais nomeado, recebendo 10 indicações, entre elas Melhor Diretor para o criador da saga pós-apocalíptica George Miller.

A odisseia espacial "Perdido em Marte", do cineasta Ridley Scott, obteve sete indicações, incluindo a de seu protagonista Matt Damon.

Seu diretor, Ridley Scott, ficou fora da corrida, apesar das predileções. Ninguém esperava, contudo, a indicação de Lenny Abrahamson, nomeado por seu trabalho em "O Quarto de Jack".

Champagne e mezcal

González Iñárritu, de 52 anos, busca sua segunda estatueta de Melhor Direção, depois de vencer no ano passado com "Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)".

Se vencer, o mexicano se tornará o terceiro cineasta da história que é recompensado duas vezes seguidas por sua direção.

"Demos tudo de nós nesse filme e o reconhecimento da Academia é muito importante para mim e nossos colegas, que fizeram tudo que era possível", afirmou em comunicado.

"Champagne e mezcal esta noite para comemorar!", prometeu.

Graças ao mexicano, DiCaprio poderá levar o primeiro Oscar de sua carreira, após quatro tentativas frustradas.

O ator interpreta o caçador canadense Hugh Glass, que na conquista do oeste foi enterrado vivo por seus companheiros de caça após ser atacado por um urso, em uma história de vingança e sobrevivência.

A atuação de Tom Hardy também entrou na competição, apesar de ter estado fora das apostas até agora.

O grande diretor de fotografia mexicano Emmanuel Lubezki, peça-chave para maximizar a crueza do relato, concorre ao seu terceiro prêmio.

A presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, disse à AFP que "O Regresso" é "uma obra-prima cinematográfica".

Polêmica

A biografia "Steve Jobs" também recebeu indicações para seu protagonista Michael Fassbender e para Kate Winslet como Melhor Atriz Coadjuvante.

O mesmo ocorreu com "A Garota Dinamarquesa", no qual Eddie Redmayne, ganhador no ano passado de uma estatueta, e Alicia Vikander foram indicados.

Cate Blanchett, por sua vez, tentará levar seu terceiro Oscar pela história homossexual "Carol", e precisará enfrentar Brie Larson ("O Quarto de Jack") e Jennyfer Lawrence ("Joy: O Nome do Sucesso") pelo prêmio.

A maior surpresa veio de Sylvester Stallone, que voltará ao Oscar quase 40 anos depois de sua sua nomeação por "Rocky" em 1977.

Desta vez, o ator foi nomeado por seu papel em Creed, onde interpreta mais uma vez seu personagem Rocky Balboa, o boxeador que o lançou para a fama.

A polêmica surgiu devido à ausência de atores negros entre os indicados. Will Smith ("Um Homem entre Gigantes"), Idris Elba ("Beasts of No Nation") e os protagonistas de "Straight Outta Compton: A História do N.W.A.", que havia recebido boas críticas, ficaram de fora.

"Os membros da Academia não votaram em função da raça ou sexo. São os estúdios que devem solucionar isto escolhendo elencos que reflitam melhor a sociedade", afirmou à AFP um dos editores da revista Variety, Tim Gray.

Colômbia, Brasil e Chile

A Colômbia fez história ao entrar pela primeira vez na disputa pelo Oscar com "O Abraço da Serpente", que competirá pelo prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

A produção, dirigida por Ciro Guerra, conta o encontro de Karamakate, um xamã amazônico, com o etnólogo alemão Theodor Koch-Grunberg e com o biólogo americano Richard Evan Schultes.

"O mais significativo é que este é um filme falado em línguas indígenas, idiomas que para os colombianos também são uma língua estrangeira", declarou o cineasta em um comunicado divulgado ao receber a notícia.

A Colômbia competirá com a França por "Mustang", Hungria por "Son of Saul", Jordânia por "Theeb" e Dinamarca por "A War", durante a entrega dos prêmios, no dia 28 de fevereiro no teatro Dolby de Hollywood.

A América Latina também entrou na competição do Oscar com o filme brasileiro "O Menino e o Mundo", que deverá enfrentar "Divertida Mente" e o curta animado chileno "História de um Urso".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)