(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Migrantes cubanos viajam de El Salvador à Guatemala rumo aos EUA


postado em 13/01/2016 08:46

Com rostos alegres, um primeiro grupo de 180 migrantes cubanos, dos quase 8.000 bloqueados na Costa Rica desde novembro, partiram na madrugada desta quarta-feira de El Salvador rumo à Guatemala, para seguir sua tão esperada viagem aos Estados Unidos.

Os quatro ônibus que transportam os cubanos saíram do aeroporto Óscar Arnulfo Romero, 44 km a sudeste de San Salvador, com destino à fronteira com a Guatemala La Hachadura.

Os cubanos, felizes apesar do cansaço da travessia, levantaram suas mãos para dizer adeus aos poucos salvadorenhos que permaneciam no terminal aéreo.

"Estou muito agradecido com El Salvador, Costa Rica e com o Sistema de Integração (centro-americano) completo pela ajuda que nos deram, e por nos oferecerem esta passagem segura ao México", declarou à imprensa estatal o jovem cubano Lazaro Peña.

"Nosso objetivo é chegar nos Estados Unidos o quanto antes", manifestou Peña, que permaneceu na Costa Rica por dois meses e seis dias.

Os migrantes no aeroporto salvadorenho foram recebidos pelo chanceler, Hugo Martínez, pelo procurador local de Direitos Humanos, David Morales, e por funcionários de migração.

A imprensa não teve acesso aos migrantes, 71 dos quais são mulheres e 109 são homens.

Os cubanos iniciaram o percurso de ônibus e não se deterão até chegar à fronteira entre Guatemala e México, de onde deverão seguir viagem por conta própria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)