(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comer muita batata antes de engravidar pode causar diabetes


postado em 12/01/2016 22:10

Uma mulher que consome muita batata antes de engravidar pode ter um risco aumentado de desenvolver diabetes durante a gravidez, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira numa revista médica britânica.

A diabetes da gravidez (ou "diabetes gestacional"), ocorre na mulher grávida por volta do segundo trimestre. Ela deve ser observada e tratada já que comporta um risco para a mãe como para a criança.

A batata é um dos alimentos mais consumidos do mundo e seu consumo é encorajado em inúmeros países, enquanto certos estudos estimam que elas podem ter um efeito nefasto sobre a taxa de açúcar no sangue em função de seu elevado conteúdo de amido.

Mas o impacto na gravidez não era claro até hoje.

Razão pela qual um grupo de pesquisadores americanos estudou cerca de 15.000 mulheres que engravidaram entre 1991 e 2001.

Nenhuma dessas mulheres - acompanhadas durante um estudo sobre a saúde das enfermeiras - não apresentava diabetes antes de engravidar.

Das 21.000 gravidezes não múltiplas registradas, 854 foram associadas a uma diabetes gestacional.

Após ter levado em conta outros fatores de risco de diabetes gestacional como idade, atividade física ou obesidade, os pesquisadores dirigidos por Cuilin Zhang descobriram que as mulheres que consomem muitas batatas (mais de cinco porções por semana) tinham um risco aumentado de 50% com relação àquelas que consumiam menos de uma porção por semana.

A substituição de duas porções de batata por legumes ou cereais por semana culminava na diminuição do risco de diabetes gestacional de 9 a 12%.

Para explicar esse fenômeno, os autores do estudo argumentam que o alto índice glicêmico das batatas provoca um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Eles reconhecem que trata-se apenas de um estudo "observacional" (que se contenta em estabelecer uma ligação entre um fator de risco e a ocorrência de uma doença) e que não é possível tirar conclusões sobre as causas da patologia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)