(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Liga Árabe denuncia "provocações" do Irã


postado em 10/01/2016 12:25

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, denunciou neste domingo os "atos de provocação" de Teerã na crise diplomática entre o Irã e a Arábia Saudita desde que Riad executou um clérigo xiita.

Al-Arabi fez a acusação em um discurso aos ministros das Relações Exteriores da organização durante a abertura de uma reunião extraordinária no Cairo, solicitada por Riad para denunciar "as interferências" do Irã nos assuntos dos países árabes.

O chefe da Liga pediu aos ministros que "adotem uma posição comum, forte e clara, para pedir ao Irã que detenha qualquer forma de interferência nos assuntos da nação árabe".

A crise entre Teerã e Riad explodiu depois da execução, em 2 de janeiro, do clérigo xiita saudita Nimr al-Nimr, condenado por "terrorismo".

Este defensor da minoria xiita e muito crítico do regime saudita foi executado ao lado de outras 46 pessoas, condenadas em sua maioria por "terrorismo" e por vínculos com a Al-Qaeda.

A execução do clérigo provocou manifestações e ataques à embaixada e a um consulado sauditas no Irã. Como resposta, Riad rompeu relações diplomáticas com Teerã.

O ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, presente na reunião do Cairo, criticou as "declarações iranianas hostis ao reino da Arábia Saudita" que, segundo ele, constituíram "o motor direto dos ataques" às representações diplomáticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)