Jornal Estado de Minas

Leilão de "Star Wars" arrecada meio milhão de dólares

Um leilão de mais de 600 objetos, em sua maioria brinquedos, relacionados ao filme "Star Wars" arrecadou nesta sexta-feira mais de meio milhão de dólares - informou a casa de leilões Sotheby's.

Uma caixa de sete bonecos de personagens da saga espacial fabricados para o mercado canadense liderou o leilão, ao ser vendido por 32.500 dólares, três vezes mais do que seu valor estimado inicialmente, segundo a mesma fonte.

Duas séries completas de moedas "O poder da força" de 1985 foram vendidas por 27.500 dólares, dentro do estimado, e um boneco de Luke Skywalker foi arrematado por 25.000 dólares, acima dos 18.000 previstos pela Sotheby's.

O boneco, com uma rara espada luminosa de duas peças, foi rapidamente retirado de venda na época por causa da "tendência que a espada tinha de se romper", segundo a Sotheby's. O boneco ofertado no leilão nunca foi retirado na caixa e é um dos 20 exemplares conhecidos.

O leilão de 175 lotes, que em muitos casos incluíam mais de um objeto, arrecadou ao todo 502.202 dólares, afirmou a Sotheby's, que organizou o leilão com o portal de vendas na internet eBay.

Todos os itens leiloados pertencem à coleção privada do designer e empresário japonês Nigo, que começou a colecionar brinquedos aos seis anos de idade.

A venda ocorreu dias antes do aguardado lançamento do sétimo filme da saga "Star Wars", "O Despertar da Força", entre os dias 16 e 18 de dezembro.

Os filmes "Star Wars" já arrecadaram bilhões de dólares em bilheteria desde que o primeiro filme chegou aos cinemas em 1977, e sua história desperta o fascínio de legiões de fãs.

.