Jornal Estado de Minas

Pilotos de avião russo abatido pela Turquia estariam vivos

A Turquia dispõe de informações segundo as quais os dois pilotos do avião militar russo abatido nesta terça-feira pela aviação

turca perto da fronteira com a Síria estão vivos, e tenta recuperá-los, indicou à AFP um funcionário do governo turco.

Informações anteriores de fontes próximas da oposição síria apontavam que um dos dois soldados russos havia sido morto pelos rebeldes após sua ejeção, enquanto o segundo estaria desaparecido. "A Turquia dispõe de informações de que os dois pilotos estão vivos e a Turquia tenta resgatá-los", declarou, sob condição de anonimato, o oficial turco. "Não há nenhuma informação" sobre o destino dos dois pilotos, afirmou por sua vez o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A aviação turca abateu nesta terça-feira um caça-bombardeiro russo Sukhoi Su-24, que participava nas operações de apoio às tropas do regime de Damasco ao norte de Latakia, no extremo noroeste da Síria, perto da fronteira turca. Ancara garantiu que a aeronave abatida havia violado seu espaço aéreo e tinha sido avisada repetidamente, o que Moscou negou categoricamente. Este incidente é o mais grave ocorrido entre a Turquia e a Rússia desde o início do engajamento militar da Rússia ao lado do presidente Bashar al-Assad, há dois meses.

.