Jornal Estado de Minas

Turquia derruba avião militar russo próximo à fronteira com a Síria

Um avião russo foi derrubado nesta terça-feira na Turquia, próximo à fronteira com a Síria. De acordo com fontes ligadas à presidência turca, a aeronave teria sobrevoado o país, violando seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria. Segundo o ministério da Defesa da Rússia, os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. Forças armadas do Turcomenistão capturaram um deles e ainda procuram pelo outro, segundo a rede de notícias CNN.

A rede Al Jazeera divulgou um vídeo da TV turca Haber Turk:

Imagens de televisão mostraram o jato pegando fogo e colidindo em uma montanha perto da fronteira entre Turquia e Síria. A queda ocorreu numa área onde aviões russos e sírios atacam combatentes turcomanos, um grupo que tem o apoio de Ancara em sua luta contra o regime sírio.

"Um avião russo Su-24 foi derrubado de acordo com as regras de combate depois de ter violado o espaço aéreo turco, apesar das advertências", afirmou uma fonte militar turca. O ministro da Defesa russo confirma a queda da aeronave, mas nega a informação sobre violação de espaço aéreo.

Sem dar mais detalhes, a Turquia afirmou que vai levar a questão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e às Nações Unidas.

“Serão tomadas as iniciativas necessárias na Otan, na Organização das Nações Unidas (ONU) e nos países envolvidos, por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, diz comunicado do gabinete do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

Com o incidente de hoje, é a segunda vez que a Turquia derrubou um jato na fronteira síria. O país também derrubou pelo menos um helicóptero, um drone e outra aeronave que identificou como um helicóptero, enquanto a Síria diz que este último era uma aeronave não tripulada. Até agora, com exceção de um drone feito na Rússia, todas as aeronaves pertenciam às Forças Armadas da Síria.(Com agências)
- Foto: Reprodução Twitter/Al Jazeera.