(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dados da Apec


postado em 16/11/2015 17:52

O Fórum de Cooperação Econômica Asia-Pacífico (Apec) tem como objetivo promover o comércio, o investimento, o crescimento na região mais dinâmica do mundo, e conta com 21 membros, entre eles as três maiores economias do mundo.

Esses são os principais dados do fórum criado em 1989 e da cúpula anual prevista para quarta e quinta-feira em Manila:

- Os 21 membros do fórum somam 57% da economia mundial, e totalizam um Produto Interno Bruto de 41 trilhões de dólares. Também somam 47% do comércio global e 40% da população mundial, cerca de 3 bilhões de pessoas.

- Os membros da Apec são Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã.

- Os membros do fórum serão representados neste ano pela alta cúpula, salvo no caso da Rússia e da Indonésia, já que seus respectivos presidentes, Vladimir Putin e Joko Widodo, preferiram ficar em seus países tratando de assuntos domésticos.

- O fórum funciona sobre a base de compromissos não vinculantes, o que lhe valeu muitas críticas, e as decisões são tomadas em consenso.

- A Apec publicou numerosos comunicados não vinculantes sobre mudança climática, terrorismo e economia mundial. Sua conquista mais concreta é a 'APEC Business Travel Card', que permite aos empresários dos países-membros viajar sem visto.

- No fórum baseado no princípio de livre-comércio, a China defenderá a criação da Zona de Livre Comércio da Ásia Pacífico (FTAAP, na sigla em inglês), aberta a todos os integrantes da Apec. Esta iniciativa é sua resposta ao recém assinado Tratado de Associação Transpacífico (TPP), promovido pelos Estados Unidos e integrado por 12 economias da Apec, sem a China.

- Os membros da Apec assinaram um total de 144 acordos de livre-comércio, bilaterais e regionais. O objetivo do fórum é trabalhar em sua "convergência", para que não tenham "diferentes direções".

- A cúpula anual é uma excelente ocasião de examinar as relações entre seus integrantes. O presidente chinês, Xi Jinping, participará da cúpula de Manila em plena disputa territorial com vários de seus vizinhos sobre a soberania de ilhas no mar da China Meridional. A anfitriã Filipinas levou o caso à Corte Permanente de Arbitragem de Haia, que aceitou examiná-lo.

- A cúpula desse ano tem como objeto um crescimento econômico inclusivo, que passe pela promoção das pequenas e médias empresas, que representam mais de 97% do total de companhias e 60% do PIB dos países-membros, e uma pequena parte de suas exportações.

- Os ministros das Relações Exteriores, Finanças e Comércio, junto a altos funcionários, tiveram reuniões preparatórias, para trabalhar na formulação dos diferentes comunicados conjuntos que devem ser adotados pelos líderes.

- A cúpula anual de 2016 será celebrada no final deste ano em Lima.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)