(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BCE inicia harmonização das regras bancárias da zona do euro


postado em 11/11/2015 14:07

O Banco Central Europeu (BCE) iniciou nesta quarta-feira um processo de unificação de normas do sistema bancário dos 19 países da zona do euro.

A instituição monetária publicou um projeto que define as modalidades de adaptação das regras europeias a cada país e os possíveis casos de exoneração.

O BCE identificou cerca de 150 disposições diferentes que dificultam a comparação dos balanços bancários e complicam a supervisão. Supõe-se que todos os países do bloco aplicam as mesmas regras.

"A prática incoerente de opções e de decisões discricionárias pode levar, se não for justificada por especificidades nacionais, a uma fragmentação e a riscos no setor bancário", explica o BCE.

O número de disposições nacionais será reduzido para 112, segundo o projeto.

Trata-se de "uma etapa importante no caminho para uma harmonização reforçada", assegura o BCE, encarregado desde novembro de 2014 pela supervisão de cerca de 120 bancos da zona do euro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)