(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Republicanos debatem pela quarta vez


postado em 10/11/2015 12:25

Um pequeno grupo de aspirantes republicanos à Casa Branca se enfrentam nesta terça-feira no quarto debate antes das primárias, com Donald Trump e o médico Ben Carson no topo das pesquisas, e Jeb Bush lutando pela sobrevivência.

Oito dos 15 candidatos vão subir ao palco às nove da noite (23h00 de Brasília) em Milwaukee (norte) para um debate de duas horas organizado pela emissora Fox Business. Os quatro outros protagonizam uma sessão anterior.

As primárias começam em menos de três meses, em 1º de fevereiro em Iowa (centro) e 9 do mesmo mês em New Hampshire (nordeste), num processo que culminará em junho com a nomeação do candidato republicano.

Carson, que tem cativado os eleitores com sua forte convicção cristã e uma história inspiradora de como superou uma infância difícil em Detroit e conquistou uma carreira de sucesso como neurocirurgião, disputa com Trump, o polêmico milionário do ramo imobiliário, que sofre uma estagnação de sua popularidade. Os dois dividem a metade das intenções de voto dos republicanos.

São seguidos pelos senadores Marco Rubio (Florida) e Ted Cruz (Texas), dois homens de origem cubana que se opõem à reforma da imigração e que aproveitaram os duelos anteriores para se destacar e ganhar notoriedade.

O desempenho de Bush, figura do establishment republicano, será acompanhado de perto. O ex-governador da Flórida, filho e irmão de ex-presidentes, é apresentado como opção séria e preparada, mas parece não convencer os eleitores.

Dado o elevado número de candidatos republicanos, as redes de televisão definiram um formato duplo no verão: um debate principal para os dez candidatos mais bem colocados nas pesquisas e um segundo debate para os demais.

Mas Fox Business mudou as regras do jogo e reunirá apenas oito candidatos no palco principal. Aqueles que não atingem sequer 1% nas pesquisas não terão acesso nem mesmo ao debate durante a tarde.

Carson, de fala mansa e declarações ousadas, não se destacou nos debates anteriores, o que não o impediu de crescer nas pesquisas.

Médico aposentado de 64 anos, chega ao quarto debate em meio a uma polêmica sobre sua história de vida: a mídia local tem questionado aspectos-chave de sua adolescência problemática e uma suposta admissão por uma bolsa de estudos na prestigiosa academia militar de West Point.

A um ano das eleições presidenciais, as portas seguem abertas.

Apesar de 'outsiders' como Trump e Carson tentarem um lugar privilegiado no início da campanha, em última análise, prevalecem os políticos tradicionais.

Mas desta vez a onda "anti-establishment" tem durado mais tempo do que o previsto.

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, de 68 anos, voa silenciosamente com 22 pontos à frente do senador Bernie Sanders, de 74 anos, um autodenominado "socialista democrata".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)