(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atividades da mineradora Samarco em Minas são suspensas após enxurrada


postado em 09/11/2015 18:25

Todas as atividades da mineradora Samarco foram suspensas no estado de Minas Gerais, após a enxurrada que soterrou Bento Rodrigues, distrito de Mariana, e deixou pelo menos quatro mortos e cerca de 20 desaparecidos, informou o governo do estado à AFP nesta segunda-feira.

De propriedade, em partes iguais, da australiana BHP Billiton e da brasileira Vale, a Samarco "só poderá retomar as atividades depois da investigação e da adoção de medidas de reparação aos danos provocados", informou uma porta-voz da secretaria de Meio Ambiente do governo de Minas Gerais.

Devido à gravidade do acidente e à necessidade de investigar os riscos para a população e o meio ambiente, o governo do estado adotou o embargo na sexta-feira em caráter de urgência, sem necessidade de justificá-lo, acrescentou.

"A Samarco só está autorizada a desenvolver ações de emergência, ou seja, aquelas destinadas a minimizar o impacto da ruptura das barragens e prevenir novos danos", informou a secretaria de Meio Ambiente em um comunicado.

O último balanço do Corpo de Bombeiros dá conta de quatro mortos e 20 desaparecidos na enxurrada provocada na quinta-feira no rompimento de duas barragens que continham rejeitos de minério de ferro da Samarco.

"Há dois corpos identificados e dois que estão no necrotério, aguardando identificação. Continuamos com as buscas, não desistimos", disse à AFP o major Rubem da Cruz, do Corpo de Bombeiros militares do estado de Minas Gerais.

Um porta-voz do governo do estado informou que também há três feridos hospitalizados e um total de 601 afetados no acidente, que ficaram desabrigados.

Andrew Mackenzie, presidente da BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, anunciou em um comunicado que tem previsto visitar esta semana o pouco que restou de Bento Rodrigues, destruído pela enxurrada de lama, "para se reunir com a equipe de resposta da Samarco, autoridades e integrantes da comunidade para entender em primeira mão os efeitos humanos, ambientais e operacionais do incidente".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)