Jornal Estado de Minas

Nasa descartou Boeing de corrida por contrato de US$ 3,5 bilhões

A Nasa informou que a Boeing está fora da corrida para um contrato de 3,5 bilhões de dólares para uma nave de transporte de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) - anunciou um porta-voz da companhia nesta quinta-feira.

A Boeing já ganhou um contrato da Nasa para fazer a cápsula Starliner CST-100, que irá transportar astronautas para a ISS a partir de 2017, mas sua aspiração de também ganhar o contrato para a versão de carga ficou no meio do caminho.

"Recebemos algumas informações como parte da carta que recebemos esta manhã da Nasa mas até recebermos o relatório, não podemos dizer muito", disse à AFP a porta-voz da Boeing, Kelly Kaplan.

Embora o anúncio estivesse programado para esta semana, a Nasa disse em seu site que adiou o comunicado, e que não irá além de 30 de janeiro.

Os norte-americanos da SpaceX e Orbital ganharam a primeira parte deste contrato para transportar carga até a ISS e continuam na corrida pela segunda parte.

A sociedade Sierra Nevada Corporation também aspira obter o contrato.

No mês passado, a Boeing perdeu para a Northrop Grumman um contrato de 55 bilhões de dólares para fabricar a próxima geração de bombardeiros de longo alcance para a Força Aérea americana.

.