(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa processo de transmissão de cargo presidencial na Guatemala


postado em 02/11/2015 20:22

O presidente da Guatemala, Alejandro Maldonado, celebrou nesta segunda-feira uma reunião com o presidente eleito, Jimmy Morales, para iniciar o processo de transição do governo e informá-lo sobre a situação que herdará em janeiro.

"Iniciamos agora de maneira formal com o senhor presidente eleito da República, Jimmy Morales, os trabalhos de transmissão do poder presidencial para o eleito pelo povo", disse Maldonado em coletiva de imprensa com Morales, após a reunião privada na Casa Presidencial.

Ele assegurou que nesta primeira reunião, ofereceu "toda a colaboração necessária a efeito de que seu governo possa partir com dados do Estado totalmente certos".

Maldonado transmitirá o cargo em 14 de janeiro, após assumir em setembro passado com a renúncia e posterior detenção do então chefe de Estado, Otto Pérez, acusado de ser o líder de um esquema de fraude alfandegária.

Ele informou que, por liderar um governo de transição, não está marcado por "vínculos de tendência ou de caráter partidário".

"Não vamos transmitir propaganda, mas a realidade da situação do Estado para que o novo governo, ao iniciar, saiba os programas que estão em curso, a situação de cada um deles e os recursos disponíveis", afirmou.

Morales, por sua vez, agradeceu o apoio do chefe de Estado e o compromisso para "ter uma transferência de comando com total transparência ante os olhos do povo".

Um comediante de direita, Morales derrotou em 25 de outubro passado, em um segundo turno, a ex-primeira-dama social-democrata Sandra Torres com 67% dos votos emitidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)