(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia e Peru anunciam fundo de proteção da Amazônia


postado em 30/10/2015 21:40

Colômbia e Peru anunciaram neste sexta-feira a criação de um fundo de 600 milhões de dólares para a proteção da Amazônia, compartilhada por ambos os países, do qual o Brasil também participará.

O anúncio foi feito durante um encontro binacional de presidentes em Medellín.

"Com o Peru e o Brasil, estamos trabalhando em um programa regional para proteger a Amazônia", declarou o anfitrião, Juan Manuel Santos, junto a seu colega peruano, Ollanta Humala.

"É a primeira vez que um programa terá uma abordagem integrada para a proteção do ecossistema amazônico", completou.

O programa, que será apresentado na próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP21) em Paris, buscará proteger a biodiversidade dessa vasta região sul-americana, com políticas sobre o uso sustentável da terra, gestão de áreas protegidas e restauração da cobertura vegetal.

Dos 600 milhões de dólares, 113 milhões virão do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF, na sigla em inglês), um organismo internacional que financia projetos de proteção ambiental.

Santos e a presidente Dilma Rousseff já haviam antecipado, em setembro passado, que participariam da COP21 com uma agenda conjunta sobre o meio ambiente.

A reunião desta sexta-feira marca a 10ª vez que Peru e Colômbia discutem assuntos binacionais desde fevereiro de 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)