(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reunião Kerry-Netanyahu na Alemanha na próxima semana


postado em 16/10/2015 18:22

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se reunirá com o secretário de Estado americano John Kerry em Berlim na próxima semana, informaram fontes coincidentes de Israel e dos Estados Unidos.

As fontes não puderam confirmar, no entanto, o momento exato em que ocorrerá o encontro, mas Netanyahu já tem programada uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, para a quarta-feira, em Berlim.

O porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, afirmou que Kerry já manifestou o desejo de se reunir com líderes israelenses e palestinos devido à violência desatada nas últimas semanas em Jerusalém e nos territórios ocupados.

"Posso confirmar que provavelmente se reunirá com o primeiro-ministro Netanyahu, provavelmente na Alemanha, mas devo destacar que ainda estamos concluindo os detalhes", destacou.

Segundo o Departamento de Estado, Kerry falou por telefone nesta sexta-feira com o premiê israelense e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, para expressar sua preocupação sobre a onda de violência no Oriente Médio e pedir que a calma seja restaurada.

Nas conversas, Kerry, que chegou a Milão (norte da Itália) esta tarde, disse a Abbas que espera viajar ao Oriente Médio e falou com Netanyahu sobre a possibilidade de os dois se encontrarem na Europa, disse um funcionário da chancelaria americana.

O embaixador de Israel nos EUA, Ron Dermer, havia dito mais cedo que o primeiro-ministro viaja à Alemanha para falar com a chanceler Angela Merkel, e que o secretário Kerry também viajará para o encontro.

Mais cedo, o gabinete de Merkel informou que a chanceler se reunirá com Netanyahu em Berlim na quarta-feira.

A notícia do encontro foi divulgada assim que o secretário de Estado partiu para a Europa, num giro com escalas na Itália, Espanha e França.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)