(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa critica fundamentalismos e amizades 'utilitárias'


postado em 14/09/2015 12:31

O papa Francisco se expressou contra os fundamentalismos religiosos e admitiu ter se sentido usado por algumas amizades "utilitárias" em uma entrevista à rádio argentina Milenium, realizada a poucos dias de sua viagem por Cuba e Estados Unidos.

O sumo pontífice concedeu a entrevista na residência de Santa Marta no Vaticano e ela foi transmitida na tarde de domingo na emissora da cidade de Buenos Aires.

"Eu nunca tive tantos amigos, entre aspas, como agora. Todos são amigos do Papa. A amizade é algo muito sagrado. A Bíblia diz: 'Tenha um ou dois amigos'. Antes de considerar uma pessoa como amiga, deixe que o tempo prove isso, para ver como reage diante de você", disse Francisco.

A entrevista é um diálogo entre o sumo pontífice e o jornalista Marcelo Gallardo, de fé protestante e amigo pessoal de Francisco há anos.

"O sentido utilitário da amizade, de ver que proveito posso tirar ao me aproximar desta pessoa e me tornar amigo. Isso me dói", admitiu.

E acrescentou: "Eu me senti usado por gente que se apresentou como amiga e que talvez eu não tenha visto mais que uma ou duas vezes na vida, e que usou isso para seu proveito. Mas é uma experiência pela qual todos passamos, a amizade utilitária", disse Francisco.

O papa também criticou os fundamentalismos religiosos "cujo trabalho é destruir por causa de uma ideia, não de uma realidade".

"Os fundamentalistas afastam Deus da companhia de seu povo, o desencarnam, o transformam em uma ideologia. Então, em nome desse Deus ideológico, matam, atacam, destroem, caluniam", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)