(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreias acordam reencontro de famílias em outubro


postado em 07/09/2015 23:52

Seul e Pyongyang acordaram em realizar em outubro um reencontro de famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-1953), informou nesta terça-feira o ministério da Unificação sul-coreano ao fim das negociações entre as respectivas delegações da Cruz Vermelha.

A reunião, a segunda em cinco anos, acontecerá entre os dias 20 e 26 de outubro no monte norte-coreano Kumgang, afirmou o ministério.

A Coreia do Sul queria celebrar a reunião antes do dia 10 de outubro, quando Pyongyang comemora uma importante data política que poderia, segundo Seul, se transformar em uma provocação, inviabilizando o encontro das famílias.

Segundo o acordo alcançado pelos representantes da Cruz Vermelha na cidade de Panmunjom, onde foi assinado o cessar-fogo da guerra da Coreia, serão escolhidas 100 pessoas de cada lado para participar do encontro.

Este acordo para organizar um encontro de famílias é resultado de um compromisso subscrito em 25 de agosto entre os dois Estados rivais para suavizar uma crise que poderia levá-los ao conflito armado.

A Coreia do Norte pretende celebrar no dia 10 de outubro um grande desfile militar para comemorar o 70º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores, que exerce o poder no país.

Milhões de pessoas foram separadas pelo conflito, que dividiu a península coreana. Muitas pessoas morreram sem poder voltar a falar com seus familiares, já que a comunicação civil inter-fronteiriça é proibida.

Cerca de 66.000 sul-coreanos, muitos de octogenários e nonagenários, estão em uma lista de espera para participar do encontro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)