Jornal Estado de Minas

Ban Ki-moon recorda ataque do Boko Haram contra a ONU na Nigéria

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, depositou uma coroa de flores nesta segunda-feira para recordar o quarto aniversário do ataque do Boko Haram contra a sede das Nações Unidas na capital da Nigéria, Abuja.

Em uma cerimônia na Casa das Nações Unidas, Ban abraçou vários parentes das vítimas do atentado e prestou homenagem à "extraordinária coragem e determinação" dos sobreviventes.

"Esta manhã recordamos nossos colaboradores e sócios desaparecidos com um momento de silêncio em vários lugares", disse.

"Mas em nenhum outro local a recordação destes companheiros é mais próxima, mais viva e está mais presente do que em Abuja", completou.

Vinte e uma pessoas morreram em 26 de agosto de 2011 em um atentado com carro-bomba contra o edifício das Nações Unidas, que tinha quase 400 pessoas no momento do ataque.

O balanço chegou a 24 mortos nos meses seguintes, de acordo com a ONU. Entre as vítimas estavam muitas pessoas que não trabalhavam para a ONU.

O grupo islamita radical Boko Haram, que reivindicou o ataque, é acusado pela morte de mais de 15.000 pessoas em seis anos, principalmente no nordeste do país.

Ban deve aproveitar a visita para uma reunião com o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, sobre a luta contra a insurgência islamita, assim como as mudanças climáticas.

.