(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itália vende cinco portos turísticos, incluindo Capri


postado em 20/08/2015 09:10 / atualizado em 20/08/2015 09:39

Vista geral do porto da ilha de Capri, no sul da Itália(foto: REUTERS/Stringer/Files )
Vista geral do porto da ilha de Capri, no sul da Itália (foto: REUTERS/Stringer/Files )

O Estado italiano vai vender cinco portos turísticos, entre eles o de Capri, com capacidade total para 2.500 barcos e avaliados em pelo menos 50 milhões de euros, informa o jornal Il Corriere della Sera.

As cinco marinas - Portisco (Sardenha), Arechi (sul de Nápoles), Trieste (nordeste), Roccella Jonica (Calabria) e Capri - são administradas pela Invitalia, uma empresa vinculada ao ministério da Economia.

O prazo para a apresentação de ofertas chegou ao fim em 13 de julho, mas o governo prorrogou o período até o fim de agosto. No caso de Capri, com 300 vagas para barcos, o município, já proprietário de 51% do porto, vai comprar os 49% restantes.

Segundo o jornal econômico Il Sole 24 Ore, os portos turísticos italianos têm uma ocupação de quase 50%, contra 90% dos vizinhos franceses, gregos e croatas. Cinquenta e sete portos, com 22.650 vagas, estão em construção na Itália, que já possui 85.000 vagas disponíveis.

Quando chegou ao poder em 2014, o primeiro-ministro Matteo Renzi anunciou o desejo de privatizar um grande número de empresas públicas com o objetivo de recuperar 10 bilhões de euros.

No ano passado, o Estado privatizou parte da Fincantieri (estaleiros navais) e da Rai Way (telecomunicações). A Poste Italiane (Correios) seguirá o mesmo caminho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)