Jornal Estado de Minas

Independente supera Hillary nas pesquisas das primárias em New Hampshire

Por ora, é apenas uma pesquisa em um único estado, mas o resultado ganhou destaque na imprensa americana: Bernie Sanders superou sua adversária Hillary Clinton em um estado-chave nas primárias democratas para escolher o candidato do partido à presidência dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 44% das pessoas entrevistadas em New Hampshire preferem o senador independente por Vermont como candidato democrata nas eleições presidenciais de 2016. Hillary foi escolhida por 37%.

É a primeira vez que a ex-secretária de Estado não se encontra liderando uma pesquisa eleitoral. Até agora, era a favorita, inclusive antes de lançar oficialmente sua pré-candidatura.

Bernie Sanders acaba de aterrissar na paisagem política americana, e é o único legislador federal que se autodefine como socialista, o que nos Estados Unidos geralmente é assimilado a comunista.

Apesar de que suas possibilidades de ser escolhido candidato democrata serem escassas e a de vencer as eleições quase nulas, o entusisamo despertado pelo pré-candidato Sanders é evidente.

No domingo, ele atraiu 28.000 pessoas a um estádio em Portland, Oregon (noroeste). Foi o comício mais importante desde o início da corrida presidencial e levou mais gente que o maior comício de Hillary Clinton realizado até o presente.

No dia seguinte, outras 27.000 pessoas foram ouvir o candidato em Los Angeles.

A pesquisa Franklin Pierce University/Boston Herald foi realizada com 442 eleitores e sua margem de erro é de mais ou menos 4,7 pontos percentuais.

.