(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Procurador-geral é afastado por caso de espionagem na Alemanha


postado em 04/08/2015 16:07

O ministro alemão da Justiça anunciou nesta terça-feira o afastamento d procurador-geral federal, que denunciou a ingerência do ministério em uma investigação contra jornalistas acusados de revelar segredos de Estado em um blog.

O ministro Heiko Mass explicou que sua confiança no procurador-geral Harald Range ficou muito abalada e que, por isso, o destituiria de suas funções com consentimento da chancelaria.

Range, de 67 anos, criticou Mass acusando-o de interferir na independência dos juízes em um caso de suposta revelação de segredos de Estado.

A polêmica se deu por causa do blog Netzpolitik.org, que no início do ano publicou documentos supostamente pertencentes aos serviços de inteligência alemães e que falava de um sistema de vigilância na internet.

O fundador do Netzpolitik.org, Markus Beckedahl, viu na investigação de Range "uma tentativa de intimidação contra as pessoas que escrevem sobre os escândalos de vigilância digital", segundo suas palavras.

Na semana passada, o mesmo blog indicou que o procurador-geral abriu uma investigação preliminar contra os dois jornalistas por traição, algo que não acontecia desde os anos 1960.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)