(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autoridades tiveram indícios de fuga de "Chapo" no México

Joaquín "Chapo" Guzmán, de 58 anos e considerado o maior traficante de drogas do mundo, fugiu na noite de 11 de julho do presídio de segurança máxima do Altiplano


postado em 02/08/2015 18:40 / atualizado em 02/08/2015 18:56

Autoridades carcerárias e de inteligência do México tiveram indícios da fuga de Joaquín "Chapo" Guzmán do presídio de segurança máxima, publicou neste domingo a revista Proceso. Em uma reportagem, baseada, segundo a revista, no processo do caso aberto pela Procuradoria-Geral, pode-se constatar que durante pelo menos uma hora antes ao desaparecimento podiam ser ouvidos "golpes de metal contra o concreto".

Guzmán, de 58 anos e considerado o maior traficante de drogas do mundo, fugiu na noite de 11 de julho do presídio de segurança máxima do Altiplano, a aproximadamente 90km da capital mexicana, por um túnel de 1,5km. A Procuradoria e as autoridades do ministério do Interior afirmam que policiais carcerários não ouviram barulhos que indicassem alguma anormalidade. Mas, de acordo com a revista, a análise do áudio da câmera de segurança e os testemunhos de presos das celas próximas indicam que podia ser ouvido o barulho dos "golpes" até 30 segundos antes da fuga do traficante.

Esses elementos, acrescenta o texto, resultaram na detenção de sete funcionários públicos, mas até agora apenas três -o encarregado do centro de monitoramento do Altiplano que vigiava Guzmán e dois policiais- foram formalmente acusados por um juiz.

O processo também indica que o órgão de inteligência Centro Nacional de Investigação e Segurança Nacional "teve informação de que gente de 'Chapo' estava conseguindo as plantas do presídio e que agentes do Centro reportaram 'atividades atípicas' do narcotraficante". Apesar disso, nenhuma medida foi tomada.

A revista conclui que uma "evidente rede de omissões ou um plano de cumplicidades" permitiu a fuga de Guzmán, detido em fevereiro de 2014 depois de em janeiro de 2001 ter escapado de outro presídio de segurança máxima no estado de Jalisco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)