Jornal Estado de Minas

Acidente com caminhão no México deixa 26 peregrinos mortos

Um caminhão atropelou uma romaria, da qual participavam cerca de 200 pessoas em Zacatecas, no centro do México, deixando 26 mortos, informou nesta quinta-feira o governo local.

A tragédia aconteceu na tarde de quarta-feira, na pequena comunidade de Mazapil, de 16.000 habitantes, quando um caminhão que levava toneladas de areia perdeu o controle e atropelou centenas de fiéis que seguiam para o templo de São Gregório Magno, informou a procuradora de Zacatecas, Leticia Soto.

Entre os mortos, há dez mulheres e quatro menores, "o menor deles de um ano e quatro meses, e os outros, entre três e cinco anos de idade", completou a procuradora.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Mercedes Juan López, o acidente deixou 120 feridos, dos quais 42 estão internados.

As autoridades identificaram a empresa Construcciones Industriales y Transportistas como a proprietária do caminhão e, agora, procuram o motorista, que fugiu do local depois do acidente.

"De acordo com a perícia preliminar, o motivo é um defeito no veículo de carga (...). Imprudência também, certamente", relatou Soto.

A tragédia aconteceu no primeiro dia das festas do Santo Pai Jesus, celebrada desde o século XVI, entre 29 de julho e 6 de agosto em Mazapil.

Segundo o pároco Filiberto Campos, cerca de mil pessoas de comunidades vizinhas chegaram à cidade para participar da comemoração.

O presidente Enrique Peña Nieto manifestou seus pêsames pelo acidente. Durante um ato público na capital mexicana, deu instruções para que o governo federal ofereça o apoio necessário aos vitimados.

A procuradora Letícia Soto disse que a maioria das vítimas é da comunidade de Santa Rosa, a cerca de 50 km de Mazapil, assim como de Saltillo, no estado vizinho de Coahuila, e de Monterrey, a terceira maior cidade do país e capital de Nuevo León.

.