Jornal Estado de Minas

Maduro viaja a Nova York para tratar do conflito com Guiana

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, viajou nesta segunda-feira a Nova York para se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, a fim de dialogar sobre o conflito limítrofe com a Guiana.

"Pdte @ NicolasMaduro viaja esta noite para Nova York para reunião especial com o Secretário Gral ONU Ban Ki Moon", informou a chanceler Delcy Rodríguez no Twitter.

A ministra acrescentou que o propósito do encontro é "defender a Pátria das agressões do novo governo da Guiana", liderado pelo presidente David Granger.

Ban "receberá as denúncias diretamente do nosso presidente, que defenderá os direitos da Venezuela sobre (a região de) Esequibo e sua soberania".

Maduro pediu ao secretário-geral que indique um mediador, como está previsto no acordo firmado entre os dois países, em 1966, para resolver o conflito.

A Guiana considera o diálogo esgotado e insiste em levar o caso à Corte de Haia.

No sábado, durante uma cerimônia militar, Maduro acusou a petroleira americana Exxon Mobil de se aliar a Granger para agredir a Venezuela.

A disputa territorial entre os dois países cresceu desde que a Exxon revelou, há dois meses, a descoberta de um significativa reserva de petróleo na área em litígio.

A Venezuela reclama a soberania sobre as águas diante da costa da região de Esequibo, uma zona de selva que separa os dois países, e questiona o acordo que delimitou 215.000 km2 da região.

.