(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder do Podemos diz que governo grego "ganhou em estabilidade"


postado em 16/07/2015 15:10

O líder do partido de esquerda espanhol Podemos, Pablo Iglesias, próximo ao primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, afirmou nesta quinta-feira que o acordo entre a Grécia e seus credores tem o mérito de oferecer uma "estabilidade" e considerar uma reestruturação da dívida.

"Eu, assim como Alexis (Tsipras), não gosto do acordo. O que acontece é que era uma situação limite, em que ou era o acordo ou que era a saída do euro", disse à imprensa em Madri, em sua primeira declaração sobre o acordo adotado pela Grécia.

"Mas, de alguma forma o governo ganhou em estabilidade", afirmou sobre o plano de ajuda, que conta com um resgate de 80 bilhões de euros.

"Ao mesmo tempo, ele também conseguiu que se fale da reestruturação da dívida", acrescentou.

O partido de esquerda Podemos, muito próximo ao Syriza de Tsipras, está em campanha pelas eleições gerais previstas para o final do ano na Espanha, com a intenção declarada de tirar a direita do poder.

O debate político na Espanha tem se concentrado há meses na situação da Grécia, destacando as dificuldades de Tsipras, com o objetivo de evidenciar possíveis riscos do projeto político do Podemos.

Na noite de quarta-feira, enquanto policiais e manifestantes se enfrentavam nas ruas de Atenas, o primeiro-ministro grego conseguiu que o parlamento aprovasse um primeiro pacote de reformas, impostas pelos credores da Grécia como condição para negociar um novo resgate.

Com a votação, Tsipras perdeu a maioria no Congresso, já que muitos membros do Syriza se declararam contra algumas dessas medidas.

Nesta quinta-feira, a Comissão Europeia anunciou que, depois da aprovação dessas reformas, a Grécia cumpriu as exigências da zona do euro para reativar as negociações para um novo resgate.

Iglesias preferiu não fazer mais comentários sobre o assunto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)