Jornal Estado de Minas

Bruxelas celebrará cúpula da eurozona sobre a Grécia na terça

AFP

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou a convocação, para a terça-feira, às 18H00 locais (13H00 de Brasília), de uma cúpula da zona do euro, em Bruxelas, "para discutir a situação após o referendo na Grécia", segundo um tuíte postado neste domingo.

A realização desta cúpula tinha sido pedida pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente francês, François Hollande, que conversaram por telefone na noite deste domingo e devem se encontrar na segunda-feira, em Paris, segundo a chancelaria e o Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa.

"Ambos estão de acordo sobre o fato de que o voto dos cidadãos gregos deve ser respeitado", destacou um breve comunicado da chancelaria alemã.

Mais cedo, o presidente Hollande falou por telefone, sucessivamente, com o premiê grego, Alexis Tsipras, com a chanceler alemã e com dirigentes das instituições europeias: Jean-Claude Junker, da Commissão Europeia; Martin Schulz, do Parlamento Europeu, além de Tusk, acrescentou o Eliseu.

Com 62% dos votos apurados, uma clara maioria dos gregos - mais de 61,33% - se pronunciou a favor do "Não" às reformas e cortes orçamentários exigidos pelos credores da Grécia em troca de uma ajuda.

Cúpulas da zona do euro não estão explicitamente previstas pelas estruturas europeias, mas já foram celebradas em situações excepcionais, sendo a última no mês passado, em Bruxelas, sobre a Grécia.