(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quadro da coleção Gurlitt é leiloado em Londres


postado em 25/06/2015 01:22

Um quadro da coleção de Cornelius Gurlitt, o idoso alemão que vivia recluso com milhares de obras de arte reunidas por seu pai durante a época nazista, foi leiloado na noite desta quarta-feira em Londres.

"Deux cavaliers à la plage" (Dois cavaleiros na praia), pintado em 1901 por Max Liebermann, obteve 1,865 milhão de libras (2,61 milhões de euros) no leilão da Casa Sotheby's, superando em muito a estimativa de 550 mil libras (766 mil euros).

A tela de Liebermann é uma das 1.600 obras, entre elas quadros de Picasso, Manet e Chagall, encontradas em 2012 no apartamento de Cornelius Gurlitt em Munique e em sua casa de Salzburgo.

Gurlitt, que faleceu em maio de 2014, herdou o tesouro de seu pai, o marchand Hildebrand Gurlitt, especializado na compra de obras de arte de famílias judias perseguidas pelos nazistas.

O quadro foi colocado em leilão por David Toren, um dos herdeiros do proprietário original, David Friedmann, obrigado a entregar seus bens aos nazistas.

Toren, 90 anos e que emigrou em 1956 para os Estados Unidos, obteve a restituição da tela ao final de um processo iniciado em março de 2014 contra a Alemanha e a região da Baviera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)