(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento da Rússia vota para antecipar eleição parlamentar de 2016


postado em 19/06/2015 20:49

Moscou, 19 - O Parlamento da Rússia, dominado pelos aliados do presidente Vladimir Putin, aprovou preliminarmente uma lei que deve antecipar em três meses a eleição parlamentar do próximo ano, uma tática vista pelos críticos como uma maneira de enfraquecer a oposição. A Câmara dos Deputados aprovou por 339 votos a 101, com uma abstenção, a lei na primeira de suas três votações. Ela também precisará ser aprovada pelo Senado, igualmente controlado pela situação, e pelo presidente Vladimir Putin.

Caso a nova lei seja confirmada, a votação ocorrerá no verão local, quando muitos russos viajam, prestando menos atenção à política. Alguns observadores veem a medida do Parlamento como um balão de ensaio para uma possível antecipação do voto presidencial, o que permitiria que Putin conseguisse outro mandato antes de sua popularidade possivelmente piorar, diante da piora econômica no país.

Atingida por sanções do Ocidente e por sua própria dependência dos preços do petróleo, a economia da Rússia entrou em recessão, encolhendo 2,2% no primeiro trimestre. Importantes economistas advertiram que, a menos que Moscou faça reformas drásticas, o país está condenado à estagnação.

Na quinta-feira, o ex-ministro das Finanças Alexei Kudrin disse que Putin, cujo mandato termina em 2018, pode também antecipar a eleição presidencial para garantir um novo mandato para realizar suas reformas econômicas.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, rechaçou essa possibilidade, dizendo que isso não era necessário, pois o presidente já possui um mandato atualmente. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)