(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exxon e PDVSA vendem refinaria nos EUA


postado em 18/06/2015 17:37

A Exxon Mobil e a estatal venezuelana PDVSA fecharam a venda para a PBF Energy de uma empresa mista de refino situada no estado da Louisiana (sul dos EUA) - informou a petroleira americana nesta quinta-feira.

"A PBF vai adquirir 100% da Chalmette Refining, do qual a Exxon e a PDVSA são proprietárias 50-50", afirmou a empresa em um comunicado.

A companhia era o último empreendimento misto entre a Exxon e a PDVSA, disseram porta-vozes da petroleira americana, que mantém uma batalha judicial com Caracas.

Fechado por US$ 322 milhões, o acordo inclui a refinaria Chalmette, que produz 189.000 barris diários no Golfo do México, declarou a PBF Energy em outra nota.

O presidente da Divisão de Refino da Exxon, Jerry Wascom, explicou que a decisão da Exxon responde a uma "avaliação estratégica" sobre o portfólio de refino da companhia no Golfo do México.

"Regularmente ajustamos nosso portfólio", justificou.

A Exxon Mobil e a Venezuela mantém uma prolongada batalha legal internacional.

No ano passado, o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (Ciadi) ordenou à Venezuela a indenização à Exxon Mobil por expropriar seus ativos em 2007, em meio à onda de nacionalizações nesse setor, o principal da economia desse país sul-americano.

A Exxon tinha 41,7% no projeto Cerro Negro da Faixa Petrolífera do Orinoco, um extenso reservatório de petróleo pesado e extrapesado no sudeste da Venezuela.

Órgão de arbitragem do Banco Mundial, o Ciadi determinou que a Venezuela pague US$ 1,6 bilhão, mas acabou suspendendo a medida temporariamente.

Este mês, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou a Exxon Mobil de estimular uma disputa limítrofe entre seu país e a vizinha Guiana, que deu uma concessão offshore, onde a petroleira anunciou uma "significativa" descoberta de hidrocarbonetos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)