(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Europa prevê 'plano de emergência' para evitar corrida bancária


postado em 15/06/2015 21:07

Os países europeus acertaram nesta segunda-feira um plano de emergência para evitar que haja uma corrida aos bancos gregos caso Atenas não consiga obter um acordo com seus credores até o próximo domingo, revela o jornal alemão Süddeutsche Zeitung na edição de terça.

Este plano busca "um controle dos fluxos financeiros" procedentes da Grécia para impedir uma fuga de capitais e restrições similares às decididas por Chipre durante a crise financeira de 2013 e suspensas em março passado, destaca o jornal alemão.

Se as negociações destinadas a evitar a suspensão dos pagamentos da Grécia continuarem em ponto morto, "a partir da próxima semana" seria o caso de "fechar os bancos gregos por alguns dias" para prepará-los para esta limitação de transações, que deverá ser ratificada pelo parlamento grego.

Neste cenário, tanto o saque nos caixas automáticos como os pagamentos eletrônicos na Grécia e no exterior poderão ser limitados, revela o jornal.

Após o fracasso de uma nova rodada de negociações, Grécia e seus credores se mantêm irredutíveis, apesar da urgência financeira para Atenas, que precisa de dinheiro para pagar funcionários públicos, aposentados e honrar um empréstimo de quase 1,6 bilhão de euros com o FMI até 30 de junho.

Há risco de o governo grego decretar o "default" - o primeiro na zona do euro - e até da Grécia abandonar a moeda única europeia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)