Jornal Estado de Minas

Navio afunda em rio com mais de 450 passageiros a bordo na China

Embarcação com turistas naufragou após uma tempestade. Buscas continuam nesta terça

AFP

Um navio de passageiros transportando mais de 450 pessoas afundou no rio Yangtsé, após zarpar da cidade de Nanquim rumo a Chongqing, na China, reportou a agência oficial Xinhua nesta terça-feira, noite de segunda no Brasil, acrescentando que apenas dez náufragos foram resgatados.


A embarcação, denominada Dongfangzhixing, ou Estrela do Oriente, naufragou por causa de uma tempestade, indicou a agência, revelando que entre os dez resgatados estão o capitão e o engenheiro-chefe do navio. Os socorristas também recuperaram um corpo.


A bordo estavam 458 pessoas quando o navio afundou às 10h28, na região de Jianli, província de Hubei, incluindo 406 passageiros chineses, cinco trabalhadores de agência de viagem e 47 membros da tripulação. Inicialmente, os indícios são de que o navio não transportava estrangeiros.


De acordo com a CCTV, a embarcação - que media 76,5 metros de comprimento - era capaz de transportar até 534 pessoas, e pertencia a uma empresa que operava passeios na região da represa das Três Gargantas. Os trabalhos de resgate prosseguem nesta terça, mas são dificultados pelo mau tempo, ventos fortes e chuva intensa.

 

Passageiros

Uma centena de passageiros reservou as passagens em uma agência de turismo de Nanquim, enquanto as demais reservas ocorreram em Suzhou e em outras cidades, declarou Yao Wenge, oficial de Nanquim encarregado do transporte fluvial, citado pela agência Nova China.


Um número importante de turistas tinha entre 50 e 80 anos, informou o jornal Hubei Ribao, citando fontes oficiais.


Segundo a imprensa estatal, o presidente Xi Jinping ordenou o emprego de "todos os esforços possíveis" nas tarefas de resgate, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, está a caminho do local para coordenar pessoalmente os trabalhos.


Nas redes sociais, os internautas chineses lamentaram a falta de cobertura da mídia: "quando o ferry (Sewol) afundou (no ano passado) na Coreia do Sul, a televisão sul-coreana informou 24 horas".


Em janeiro passado, 22 pessoas morreram - incluindo oito estrangeiros - quando um rebocador afundou no Yangtsé entre as cidades orientais de Jingjiang e Zhangjiagan.


Após o acidente, o governo provincial disse que o barco estava em fase de testes sem completar adequadamente os procedimentos necessários e sem fornecer informações sobre a condição do navio, tal como exigido pelos regulamentos.


O Yangtsé é o rio mais longo da Ásia, com 6.300 km, e tem registrado várias tragédias fluviais.