(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termina greve em portos argentinos


postado em 30/05/2015 15:46

Trabalhadores encerraram uma greve de 26 dias que afetou a exportação de alimentos em unidades estratégicas e portos agroindustriais argentinos, informaram neste sábado fontes sindicais.

O acordo foi fechado à meia-noite desta sexta-feira, na sede do Ministério do Trabalho, entre empresários e representantes de operários azeiteiros, que concordaram com 27,8% de aumento salarial.

A medida causou transtornos no complexo portuário de Rosario e San Lorenzo, onde uma centena de embarcações aguardavam para carregar alimentos para a exportação.

A greve foi acompanhada de piquetes que afetaram a distribuição de grãos, cereais e minerais dos cerca de 10 mil caminhões que levam mercadorias para os portos do complexo, o maior polo exportador da Argentina.

A Argentina é um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos com suas vendas de grãos, cereais, azeite e derivados, com exportações calculadas este ano em 30 bilhões de dólares, ou quase 35% do total.

Os ministros do Trabalho, Carlos Tomada, e da Economia, Axel Kicillof, participaram das negociações, que resultaram na suspensão imediata da greve, embora as partes sigam negociando melhoras complementares, informou a pasta do Trabalho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)