Jornal Estado de Minas

Merkel não descarta mudanças em tratados europeus em caso de reforma na UE

AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu nesta sexta-feira em Berlim "acompanhar de maneira construtiva" o processo de reforma da União Europeia exigido pelo Reino Unido, sem excluir a priori modificar os tratados europeus.

"Quando estamos convencidos de uma ideia, não podemos dizer que a modificação de um tratado é absolutamente impossível", declarou durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Após uma reunião nesta sexta-feira em Varsóvia com a primeira-ministra da Polônia, Ewa Kopacz, David Cameron viajou a Berlim para um almoço de trabalho com Angela Merkel, como parte de seu giro europeu para convencer os seus parceiros que a UE deve passar por reformas.

Cameron pretende realizar mudanças no bloco para defender junto aos britânicos a permanência do Reino Unido na UE no referendo previsto para 2017.

O primeiro-ministro britânico começou sua ofensiva diplomática na quinta-feira, quando se reuniu com o primeiro-ministro holandês Mark Rutte, em Haia, e com o presidente francês François Hollande em Paris.

.