(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China desmantelou 181 "grupos terroristas" em Xinjiang


postado em 25/05/2015 06:22

O governo da China anunciou nesta segunda-feira que desmantelou 181 "grupos terroristas" em Xinjiang (oeste) desde o início, há um ano, de uma campanha de repressão nesta região, de maioria muçulmana e cenário de vários episódios violentos.

De acordo com os números divulgados pelas autoridades regionais, impossíveis de verificar de forma independente, 96% dos "grupos terroristas" foram neutralizados antes que conseguissem passar à ação.

No total, 112 suspeitos se entregaram à polícia, de acordo com os dados oficiais, citados pela agência estatal Xinhua e pelo site Tianshan, controlado pelas autoridades de Xinjiang.

A campanha começou pouco depois de um atentado em 22 de maio de 2014 em Urumqi, capital de Xinjiang.

Na ocasião, dois veículos avançaram contra a multidão que estava em um mercado ao ar livre e os ocupantes dos carros lançaram explosivos. O ataque terminou com 39 mortos, além dos quatro criminosos, e mais de 90 pessoa feridas, segundo o balanço oficial.

A campanha, que deve prosseguir pelo menos até o fim de 2015, produziu uma repressão implacável, com dezenas de condenações à morte e execuções, centenas de detenções e processos sumários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)