(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA e Cuba realizam 1ª regata oficial em 50 anos


postado em 17/05/2015 16:55

Desafiando o intenso calor e o mar agitado, uma equipe de velejadores americanos chegou a Cuba, no sábado, na primeira regata à ilha autorizada por Washington em meio século.

"Isso é histórico, porque, pela primeira vez em 50 anos, nós recebemos a permissão do governo dos Estados Unidos para viajar para Cuba", comemorou George Bellenger, pouco depois de chegar ao Clube Náutico Internacional Ernest Hemingway, em Havana.

"Estou muito feliz de estar aqui (...), de representar os Estados Unidos e, particularmente, Key West", acrescentou Bellenger.

Capitaniado por Bellenger, John McCandless e Wil Kinsey, o catamarã "Wolbem" foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, na entrada do canal do clube Hemingway. Outras quatro embarcações Hobie Cat-16 participaram da regata "Havana Challenge".

Segundo os organizadores, 14 barcos de apoio, entre eles duas réplicas de escunas do século XVIII, acompanharam os navegantes durante o trajeto. Um quinto catamarã abandonou a competição após sofrer uma avaria.

"Este é um momento histórico, porque, enfim, conseguimos, depois de tanto trabalho (...) tanto esforço, que barcos americanos fossem autorizados a realizar eventos náuticos dos Estados Unidos para Cuba, e a participar de eventos organizados por nós", disse à AFP o comodoro do clube "Hemingway", José Miguel Díaz Escrich.

O "Havana Challenge" aconteceu uma primeira e única vez em 2000, quatro ano antes de o governo de George W. Bush emitir uma determinação - ainda em vigor -, limitando a saída dos EUA de embarcações de recreação com o objetivo de visitar a Ilha.

Na próxima quarta, os Hobie Cats participarão de uma competição com regatistas cubanos e, no dia seguinte, voltam para os EUA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)