(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito colombiano é preso por ligação com paramilitares


postado em 16/05/2015 16:31

O prefeito da localidade colombiana de Yondó (Antioquia, noroeste), Wilfrido Uzuriaga, foi detido neste sábado por ter recebido apoio de paramilitares nas eleições de 2003 - informou a Procuradoria em uma nota.

"Por ligações com os paramilitares, funcionários do Corpo Técnico de Investigação (...) acabam de prender o prefeito em exercício em Yondó, Antioquia, Wilfrido Uzuriaga", diz o comunicado.

Paramilitares "desmobilizados" teriam revelado que Uzuriaga recebeu apoio de um bloco das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) "nas eleições de 2003, para o período 2004-2007".

Enfrentando as mesmas acusações, o antecessor de Uzuriaga na prefeitura, Saúl Rodríguez, já admitiu sua culpa e, agora, espera o anúncio da sentença, completou a nota.

Entre 2003 e 2006, cerca de 32 mil integrantes de milícias paramilitares baixaram as armas em um acordo com o governo do então presidente Álvaro Uribe (2002-2010), recebendo penas reduzidas em troca da confissão e da indenização às suas vítimas.

Em nome do combate às guerrilhas de esquerda, os paramilitares cometeram centenas de crimes atrozes contra a população civil, especialmente nas zonas rurais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)