Jornal Estado de Minas

Coalizão árabe adverte rebeldes sobre violações da trégua no Iêmen

AFP

A coalizão árabe que luta contra os rebeldes xiitas no Iêmen advertiu nesta quinta-feira que sua paciência tem limites, após os huthis violarem em várias oportunidades a trégua humanitária.

Os huthis seguem violando a trégua, pelo segundo dia consecutivo, disse a coalizão liderada pela Arábia Saudita, em um comunicado difundido pela Agência de Imprensa Saudita (SPA).

No relatório, a coalizão acusa as milícias xiitas de realizar movimentos de tropas na zona de fronteira com a Arábia Saudita.

A aliança militar assinalou ainda que dentro do Iêmen os rebeldes "seguem com a movimentação de equipamentos, operações militares e ataques contra civis" utilizando tanques e mísseis, em seis províncias, incluindo Áden.

A trégua humanitária entrou em vigor às 20H00 GMT (17H00 Brasília) de terça-feira por iniciativa da Arábia Saudita, que lidera desde 26 de março uma campanha aérea contra os rebeldes xiitas que ameaçam assumir o controle total do Iêmen.

Apesar de reafirmar seu compromisso com o cessar-fogo, a Arábia Saudita advertiu aos huthis e a seus aliados "que a moderação e a trégua não vão durar se as milícias prosseguirem com este comportamento".

.