(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado dos EUA voltará a votar 'fast-track'


postado em 13/05/2015 21:22

O Senado dos Estados Unidos se pronunciará novamente na quinta-feira sobre uma iniciativa de Barack Obama, que pode lhe permitir negociar com mais facilidade acordos de livre-comércio, dois dias após a derrota do presidente americano no Congresso.

Os líderes da maioria republicana e da minoria democrata no Senado, Mitch McConnell e Harry Reid, respectivamente, concordaram nesta quarta-feira em organizar um procedimento de voto sobre uma lei conhecida como "fast-track", que dá mais poderes ao Executivo para negociar tratados comerciais.

Em caso de voto positivo, a iniciativa poderia começar a ser discutida.

O texto busca estabelecer um procedimento acelerado conhecido como TPA (do inglês "Trade Promotion Authority") para que o Congresso se pronuncie sobre os acordos comerciais negociados pelo presidente.

Nesse caso, os parlamentares poderiam votar a favor ou contra os acordos, mas sem emendas, até julho de 2018 e 2021, caso seu sucessor peça prorrogação.

O voto de procedimento somente daria início ao debate, mas fracassou no Senado com a rejeição dos democratas, liderados por sua ala protecionista.

Os democratas disseram que trancaram o debate, porque desejam garantias sobre a adoção de outras leis vinculadas ao comércio internacional. Os senadores votarão duas dessas leis nesta quinta-feira.

Depois, vão se pronunciar sobre a abertura do debate a respeito do TPA, junto com um texto que renova um programa de formação e ajuda aos trabalhadores americanos afetados pelos acordos de livre-comércio.

Obama quer assinar antes do fim de seu mandato um vasto acordo comercial com 11 países da região Ásia-Pacífico, no âmbito do Acordo de Parceria Econômica Estratégica Trans-Pacífico. Para isso, solicitou ao Congresso que lhe outorgue maiores poderes para que seja possível finalizar as negociações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)