(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partido de Nicolas Sarkozy muda de nome


postado em 05/05/2015 16:22

O partido de direita do ex-presidente Nicolas Sarkozy vai trocar seu nome atual, de União por um Movimento Popular (UMP) para "Os Republicanos", decidiu nesta terça-feira a direção do principal partido da oposição francesa.

A mudança de nome, aprovada quase por unanimidade pelo gabinete político do partido, ainda tem de ser aprovada pelos militantes que são convidados a votar em 28 e 29 de maio, antes de um congresso convocado para 30 de maio.

Nicolas Sarkozy, que prepara o partido em vista da eleição presidencial de 2017, deu início a essa mudança.

"Alterar o nome tornou-se necessário em virtude da turbulência e de casos que mancharam as iniciais do UMP nos últimos dois ou três anos", explicou nesta terça-feira o ex-presidente do partido, Bernard Accoyer.

A reputação da UMP foi comprometida por denúncias de corrupção envolvendo seu ex-presidente, Jean-Francois Cope, forçado a renunciar no ano passado. O partido também foi atingido por uma investigação sobre a campanha de Sarkozy em 2012.

A esquerda no poder protestou contra "uma captação de herança" por Nicolas Sarkozy.

"A República é um bem comum, não devemos tomar posse", considerou recentemente o deputado socialista Cristian Paul.

"Não temos o direito de privatizar a República para fins de marketing político", ela "pertence a todos", ressaltou nesta terça-feira a eurodeputada socialista Annick Lepetit.

"Quando alguém defende os valores do liberalismo econômico, autoritarismo e tradição, opta pelo nome de 'conservadores' e não 'republicanos", acrescentou.

Simpatizantes da UMP também têm discordado do novo nome, considerando que "republicanos" soa muito americano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)