O mercado global de tablets continuou em queda durante o primeiro trimestre de 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela consultoria especializada International Data Corporation (IDC).
As entregas de tablets e dispositivos "dois em um", que combinam tablets e laptops, caiu para 47,1 milhões, cerca de 6% em relação aos últimos três meses do ano passado, de acordo com a análise de mercado da IDC.
"Embora o mercado de tablets esteja em declínio, os dois em um são um ponto positivo", disse o analista da IDC Jitesh Ubrani.
O analista disse que empresas como Asus, Acer e E-FUN acertaram com os dispositivos dois em um, enquanto a Microsoft triunfou no segmento superior do mercado com o Surface Pro 3.
As vendas de iPad da Apple sofreram porque os consumidores optaram por produtos como os laptops da Mac e os telefones iPhone, de acordo com a IDC.
A Apple vendeu 12,6 milhões de iPads no trimestre, em comparação aos 16,4 milhões no mesmo período do ano passado, mostrou a análise.
A IDC espera que as vendas de iPads continuem em queda até a chegada ao mercado de um novo modelo de tablets, possivelmente com a tela maior.
A gigante chinesa Lenovo foi uma das poucas produtoras de tablets que viu crescimento em um mercado global em queda, graças a diversas linhas de produtos e preços mais baixos, de acordo com a IDC.
A Lenovo vendeu 2,5 milhões de tablets no trimestre, em comparação com os dois milhões de unidades vendidas durante os primeiros três meses de 2014.