(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sauditas advertem que responderão a ação agressiva de rebeldes no Iêmen


postado em 22/04/2015 17:40

A Arábia Saudita responderá se houver uma "ação agressiva" de parte dos rebeldes huthis no Iêmen, alertou o embaixador saudita nos Estados Unidos, um dia depois de Riad anunciar o fim dos ataques aéreos àquele país.

"Se os huthis ou seus aliados tiverem uma ação agressiva, haverá uma resposta", disse o embaixador Adel al-Jubeir aos jornalistas, acrescentando esperar que um diálogo político entre todas as partes resultasse em eleições e na elaboração de uma nova Constituição.

"A decisão de acalmar a situação depende totalmente deles", acrescentou. O embaixador afirmou que os bombardeios lançados nesta quarta-feira pela Arábia Saudita no Iêmen, apesar do anúncio na véspera de um fim das operações militares, foram uma resposta aos ataques dos dos huthis as forças de ordem oficiais, perto de Taez (sudoeste).

Há um mês, o diplomata anunciou em Washington o lançamento de uma campanha aérea pelo reino saudita, aliado de outros países árabes sunitas, contra os xiitas huthis.

Os rebeldes iemenitas exigiram nesta quarta-feira a suspensão total dos ataques aéreos da coalizão e pediram para iniciar um processo de negociação apoiados pela ONU.

O Irã, grande rival da Arábia Saudita na região, é acusado de apoiar com armas os rebeldes, mas Teerã desmente isto e assegura só ter entregue aos huthis ajuda alimentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)