Jornal Estado de Minas

Estátuas de Lênin são derrubadas no leste da Ucrânia

AFP

Várias estátuas de Lênin foram derrubadas por desconhecidos no leste da Ucrânia de língua russa, uma ex-república soviética mergulhada em um conflito sem precedentes com a Rússia - informaram as autoridades neste sábado.

Em Kharkiv, uma grande cidade industrial na região, dois monumentos ao pai da revolução bolchevique foram desmantelados na sexta-feira à noite por jovens com os rostos cobertos, segundo um vídeo postado num canal de militantes pró-ucranianos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CNGJniHjeJY.

Há uma semana, um vídeo postado no mesmo local mostrou desmontagem semelhante em Kharkiv de três monumentos a líderes comunistas, um ato condenado pela Rússia e pelas autoridades pró-russas na Ucrânia.

Na sexta-feira, outras duas estátuas de Lênin foram derrubadas em Lugansk e Kramatorsk, territórios controlados pelo governo ucraniano no leste separatista pró-russo, onde o conflito armado já deixou mais de 6.000 mortos em um ano.

O parlamento ucraniano votou em 9 de abril uma lei para proibir a "propaganda comunista e nazista" e os símbolos das duas ideologias.

O texto, que ainda não foi promulgado pelo presidente ucraniano Petro Poroshenko, prevê o desmantelamento de monumentos glorificando líderes soviéticos, e a mudança de nome de cidades, ruas e empresas cujos nomes se referem ao comunismo.

.