Jornal Estado de Minas

Obama diz que via diplomática é a melhor opção em negociações com Irã

AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou neste sábado que a via diplomática é a melhor opção para resolver as divergências sobre o programa nuclear iraniano, dois dias depois de alcançar um acordo preliminar com Teerã.

"Como presidente e comandante-em-chefe das Forças Armadas, estou profundamente convencido de que a opção diplomática - com um acordo completo e a longo prazo - é, de longe, a melhor opção.

Para os Estados Unidos. Para nossos aliados. E para o mundo", declarou Obama em sua alocução semanal.

As grandes potências e o Irã alcançaram na quinta-feira em Lausanne um compromisso que traça as linhas gerais do histórico acordo destinado a impedir que Teerã se dote de uma bomba atômica.

Os parâmetros devem ser detalhados até 30 de junho visando um acordo final que coloque fim a mais de uma década de tensões com a República Islâmica.

.