Jornal Estado de Minas

"Essa tragédia lembra outra que ocorreu em 1962", diz prefeito de Barcelonette

Pierre Charpenel conta como foi a reação no pequeno município de 3 mil habitantes ao acidente com o avião da Germanwings, que deixou 150 mortos

Correio Braziliense
"A população está em estado de choque pelo acidente com um número tão alto de vítimas", lamentou Charpenel - Foto: Reprodução/Internet
Na manhã desta terça-feira, uma tragédia mudou a rotina do pequeno vilarejo francês Barcelonette. A queda do avião da Germanwings nas montanhas dos Alpes, entre 10h e 11h, deixou 150 mortos e muitos destroços.

O acidente trouxe ainda péssimas lembranças à população da cidade. “Essa tragédia nos toca especialmente porque lembra outra que aconteceu aqui na região nos anos 1960 e que também deixou muitos mortos”, disse o prefeito da cidade, Pierre Martin Charpenel, em entrevista por telefone ao Correio. Charpenel se referia à queda de um avião da Air France em 1962, na mesma região montanhosa do vale Ubaye. Na ocasião, a aeronave, que saiu de Paris em direção a Saigon, deixou 42 mortos, dentre eles, o violinista Jacques Thibaud.

“A população está em estado de choque pelo acidente com um número tão alto de vítimas”, disse o prefeito. Barcelonette é um pequeno vilarejo, com cerca de 3 mil habitantes, próximo da montanha onde aconteceu o acidente.

“Felizmente, estamos a cerca de 15km do acidente e a montanha é altíssima, por isso não fomos diretamente tocados pelo acidente”, ressaltou. “O avião caiu no meio do nada, em uma região de difícil acesso.” Mas indiretamente, ele explica, muitas coisas mudaram. Assim que se soube do avião, a prefeitura enviou equipe de socorristas no helicóptero da cidade - que normalmente é utilizado para resgatar atletas ou turistas presos nas montanhas.

Os socorristas de Barcelonette, infelizmente, não encontraram nenhum sobrevivente.
“Imagino que quando um avião cai de mais de 2 mil metros de altura e da forma como foi, realmente não há como ter sobreviventes”, explica. Os voos na região dos Alpes são comuns, apesar da tragédia. O vilarejo fica a aproximadamente 140km de Nice, onde se encontra um dos maiores aeroportos internacionais da França. .