Jornal Estado de Minas

Eclipse solar é visto por moradores de países no Hemisfério Norte

Outros dois fenômenos acontecem no mesmo dia: equinócio e superlua

Correio Braziliense



O único eclipse solar total de 2015 criou belos cenários no céu do Hemisfério Norte nesta sexta-feira (20/3).

No fenômeno, a lua bloqueou a luz do sol e sua sombra se projetou na Terra. O eclipse total só pode ser visto ao sul da Groenlândia, seguiu em direção às Ilhas Faroe e às ilhas norueguesas de Svalbard. No entanto, moradores da Europa, África e Ásia conseguiram ter uma visão parcial do fenômeno.

Pessoas usam óculos de proteção e filtros em telescópios reunidos em Berlim: eclipse parcial de vários graus é visível, dependendo das condições climáticas - Foto: AFP PHOTO / DPA / STEPHANIE PILICK


Outros dois fenômenos astronômicos ocorrem no mesmo dia. O equinócio, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (12 horas), e uma superlua. O equinócio de hoje marca a chegada do outono no Hemisfério Sul e ocorrerá oficialmente às 19h45, horário de Brasília, segundo o Observatório Nacional. O fim da estação será em 21 de junho, quando começa o inverno. O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a Lua mais próxima da Terra, vai resultar no fenômeno conhecido como superlua.

Vista do eclipse em Liverpool, noroeste da Inglaterra - Foto: AFP PHOTO / PAUL ELLIS

Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse solar total está previsto para 9 de março de 2016, nas regiões da Ásia, da Austrália e do Pacifico.

A Nasa elaborou um estudo com a previsão dos próximos eclipses até 2100. No Brasil, deve ocorrer um eclipse lunar total em 27 de setembro deste ano.

Moradores da Europa, África e Ásia conseguiram ter uma visão parcial do fenômeno - Foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

.