(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação sedução da gastronomia francesa no mundo


postado em 19/03/2015 12:46

Mais de 1.300 chefs preparam nesta quinta-feira comida "à francesa" em 150 países dos cinco continentes, em uma operação de sedução orquestrada pela França para promover sua gastronomia.

Inspirada nos Jantares de Epicuro organizados pelo famoso chef Auguste Escoffier em 1912, a operação "Goût de/Good France!" mobiliza embaixadas e consulados do país, assim como bares, restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos no mundo, em torno de um menu pré-definido.

"Foie gras sobre batatas confit em nuvem de algodão, em Havana, "Ostras gratinadas na manteiga de pimenta Kampot" em Phnom Penh, "Vieiras de Hervey Bay assadas" em Sydney, são algumas das propostas lançadas por restaurantes participantes, a maioria dos quais de chefs estrangeiros.

Menus variam entre 30 e 380 euros.

"Somos capazes de mostrar que a gastronomia francesa está presente em todo o planeta, que ainda pode seguir existindo e influindo, ao contrário do que os anglo-saxões quiseram fazer crer", afirma o famoso chef Alain Ducasse, promotor desta iniciativa organizada com o ministério francês das Relações Exteriores.

Na França, o destaque da operação será um jantar no Palácio de Versalhes preparado por oito chefs, incluindo Alain Ducasse, para 650 convidados, entre eles embaixadores estrangeiros acreditados na França e o ministro das Relações Exteriores Laurent Fabius.

Fabius fez da "diplomacia culinária" um eixo da promoção do turismo na França, o país mais visitado do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)