(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comboio da ONU é atacado em Darfur


postado em 11/03/2015 18:52

Homens armados não identificados atacaram um comboio do Programa de Alimentação Mundial (PAM) e da força conjunta ONU-União Africana (Minuad) na região de Darfur, no oeste do Sudão, deixando um ferido leve, informou um oficial nesta quarta-feira.

Ao menos 30 veículos do PAM e da Minuad seguiam na terça-feira de Kutum, em Darfur Norte, para El-Facher quando desconhecidos abriram fogo contra o comboio.

"Os capacetes azuis da Minuad reagiram ao ataque e trocaram tiros com os agressores, que feriram levemente o motorista de um dos caminhões", revelou um oficial da força conjunta.

O comboio foi atacado a cerca de 30 km de Kutum.

Darfur Norte é palco de novos combates desde dezembro, quando as forças governamentais lançaram uma ofensiva contra os rebeldes na região.

Presente desde 2007 e composta por 15 mil policiais e militares, além de 4 mil civis, a Minuad é uma das missões mais importantes para a manutenção da paz no mundo.

Segundo a ONU, pelo menos 300 mil pessoas morreram e 2,5 milhões fugiram da violência em Darfur, desde 2003. O presidente sudanês, Omar al Bashir, foi intimado pela Corte Penal Internacional (CPI) a responder por crimes contra a humanidade cometidos na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)