Jornal Estado de Minas

Vídeo mostra policiais de Los Angeles matando morador de rua; veja

O homem foi baleado depois de tentar tirar a arma de um dos agentes

AFP

- Foto: Reprodução/Facebook


Três policiais de Los Angeles mataram, no domingo, um morador de rua que tentou tirar a arma de um dos agentes. As imagens foram divulgadas em uma conta do Facebook e até o fechamento desta matéria o vídeo havia sido compartilhado por mais de 180 mil pessoas.

A gravação mostra uma violenta discussão entre um homem e vários policiais em um bairro pobre de Skid Row, perto do centro da cidade. As circunstâncias da morte do morador de rua ainda não foram esclarecidas, mas o vídeo mostra a vítima muito agitada e os agentes tentando acalmá-lo.

"Tira a arma", grita, antes que vários tiros sejam ouvidos e os pedestres comecem a pedir ajuda. Segundo a polícia de Los Angeles, três agentes, um sargento e dois oficiais, atiraram contra o homem quando ele tentou retirar a arma de um deles durante o incidente.

A polícia compareceu ao local após uma denúncia de roubo e prendeu um suspeito, informou à AFP, Andrew Smith, porta-voz da polícia. Pouco depois do fato, o homem foi declarado morto no hospital.

A área de Skid Row tem muitos abrigos e serviços para pessoas sem moradia. Algumas delas instalaram barracas nas calçadas do bairro.

Os policiais atuaram em um caso de roubo e, segundo testemunhas, a vítima discutia com outra pessoa em sua barraca, informa o jornal Los Angeles Times.

A divulgação do vídeo acontece após vários casos de afro-americanos mortos por policiais brancos, o que provocou a retomada do debate sobre o racismo das forças de segurança e a imparcialidade do sistema judicial. Várias manifestações de protesto aconteceram nos Estados Unidos no fim de 2014. De acordo com a imprensa local, o clima permaneceu tenso no bairro por várias horas.

O vídeo também mostra o momento em que um policial domina uma mulher que acabara de retirar o cassetete de um agente que estava no chão.

Veja o vídeo:

.