(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA estabelecem bases para acordo nuclear com Irã


postado em 27/02/2015 22:55

O governo americano estabeleceu, nesta sexta-feira, o que chamou de "bases fundamentais" para alcançar um acordo internacional com o Irã sobre seu programa nuclear, às vésperas das discussões da próxima semana.

Washington garantiu que mantém sua postura de buscar um "bom acordo" em 31 de março com o Irã, junto com seus sócios no grupo P5+1 (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha).

Disse ainda que concordou com várias extensões no prazo de negociação, "porque nos mantivemos firmes quanto a determinadas bases fundamentais" - disse à AFP uma fonte de alto escalão do governo americano, que pediu para não ser identificada.

"Aceitaremos um acordo apenas a partir do momento em que o Irã eliminar todas as rotas de acesso ao material físsil necessário para construir uma arma nuclear", acrescentou o funcionário consultado pela AFP.

Sem dar detalhes, ele explicou que Washington se mantém firme na posição de não permitir que o Irã produza plutônio utilizável para fins militares em seu reator em construção em Arak.

"Estamos pensando em como o Irã poderia converter seu reator de Arak", revelou.

Outro ponto fundamental é não permitir ao Irã o uso de suas instalações de Fordo, com o objetivo de enriquecer urânio. Apenas a usina de Natanz poderia ser usada para enriquecer esse material.

Qualquer acordo deve garantir que o Irã leve um ano para reunir suficiente material físsil para fabricar uma bomba. O Irã também deve "reduzir significativamente" seu atual número de centrífugas operacionais e de seus depósitos domésticos.

"Insistimos no fato de que as sanções podem ser aplicadas, se o Irã não respeitar o acordo alcançado", acrescentou o funcionário americano.

Neste fim de semana, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, estará na Suíça para se reunir com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif. A visita de Kerry coincide com a retomada das conversas entre os líderes políticos das grandes potências e de Teerã sobre seu programa nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)